sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Recomeça...

Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.

E os passos que deres
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.

Enquanto não alcances
Não descanses.

De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar
Sempre a sonhar
E vendo
Acordado,
O logro da aventura.

És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde com lucidez, te reconheças.

Miguel Torga


Para todos aqueles que tal como eu precisam de recomeçar...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de Setembro de 2001

Hoje é imposível não falar desse acontecimento que imortalizou a data hoje celebramos.



E o Mundo não mais foi o mesmo.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Regresso Às Aulas

Tem assinalado para hoje o seu dia oficial, ainda que inicio das aulas esteja marcado apenas para a próxima Segunda Feira.  Toda a azafama que antecede este acontecimento levou-me há uns a fazer mais um daqueles "flashbacks" que me levou desta feita ao meu primeiro dia de aulas na Escola Primária, perdão Primeiro Ciclo - sou o Gajo à antiga, isto de Ciclos não é para mim.
Não vou dizer que ainda me lembro da roupa que levava vestida nesse dia, isso seria pedir demais ao Tico e Teco, mas lembro-me e jamais irei esquecer que quando a minha mãe me deixou entregue aqueles Miúdos totalmente desconhecidos chorei baba e ranho até mais não poder. Ainda sou daqueles meninos da mamã, aqueles que andaram atrás das saias da mamã sem nunca conhecer as portas de um jardim de infância. Ainda para mais quando o crescimento até aquele momento tinha sido na pacificidade e tranquilidade de uma pequena aldeia alentejana e tudo o que por ali se via, ouvia e sentia era completamente novo. Mas felizmente o trauma foi superado e passado uns dias eu não queria outra coisa que não escola.
Os anos vividos na Escolinha foram de longe os melhores  da minha vida e digo-o sem qualquer hesitação, pois as brincadeiras; das restrições, quase sempre quebradas, e sobretudo daqueles Miudos que não mais eram que meros desconhecidos e com alguns dos quais ainda mantenho o contacto, tudo isso e muito mais são memórias vivas que me guiam nos meus "flashbacks".

P.S - Se algum dos Miudos, outrora desconhecidos, por aqui aparecer quero que saibam que são a melhor equipa que já alguma vez tive... Coleguinhas.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Banho de Ouro e Prata

Três dias (de Competição), duas medalhas e uma prova (Torneio de Boccia). Foi assim que João Paulo Fernandes e António Marques - Ouro e Prata respectivamente - elavaram hoje a Bandeira Portuguesa ao topo do mastro Olímpico, ao conquistarem os dois lugares cimeiros do pódio, fazendo ouvir pela primeira "A Portuguesa".
O cenário hoje vivido no Fencing Hall, já havia sido testemunhado há oito anos em Sidney, ainda que com outros protagonistas (José Macedo e Armando Costa).
Estas prestações abrem boas prespectivas para a competição da mesma modalidade mas desta feita em Equipas.

Vamos em Frente...

Um favor...

Imaginem que, motivado por projecto escolar cuja proposta seria mudar o Mundo e fazer dele um local melhor, um Miúdo de 11 anos vos faz um favor e ao fazê-lo diz-vos que  não teriam de o pagar de volta mas sim fazer algo por outras pessoas que por sua vez cada uma delas teria de fazer o mesmo por 3 outras pessoas e assim sucessivamente. E quando pensam que tudo foi em vão, porque alguém falhou, já há um Movimento de "Favores em Cadeia",por todo o País.
Este podia ser o resumo de um excelente filme (Pay It Forward) que tive oportunidade de ver e que agora sugiro.
Neste filme de 2000, no elenco encontram-se nomes como Kevin Spacey, Helen Hunt, Haley Joel Osment (Sexto Sentido) e ainda Jon Bon Jovi (pode ser um estimulo extra para que as meninas vejam o filme).

...vejam o filme.


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Avante que para o Ano há mais

O gato, Shakti, o gato ficou entregue aos cuidados da Brigada de Trânsito da GNR - se aquilo de facto fôr uma Grande Ninhada de Ratos daqui a uns tempos o meu pequeno Camarada vai estar nas Sete Quintas... Já que falo nesse pequeno, fiquei com pena de não o ter trazido para casa, ontem de manhã ao acordar pensei no bichano e perguntava-me o que teria acontecido depois de o ter deixado no Posto - toda esta preocupação revela-se estranha pois não sou muito de gostar de gatos.
No que diz respeito à Festa, o 3º e último dia não muito diferente do 2º (Sábado) de concertos valeu por Terra Kota e Xutos & Pontapés, à parte disso compensou pelo convívio contemplado por  encontros inesperados com pessoas que já não via há anos e também pelas Danças Sevilhanas do Grupo de Danças Sevilhanas e Flamenca Luna Triana.
E é este o relato da minha presença pela Festa do Avante, uma festa que não é um festival como muitos podem pensar, ou tão pouco um encontro meramente político, é sim um espaço onde o convívio, a boa disposição e diversão marcam forte presença e movimenta Miúdos e Graúdos.

domingo, 7 de setembro de 2008

Mais um dia... Avante

O dia começou, tarde, com o pequeno almoço tomado na companhia da minha adorada Mãe, por volta do meio dia - fim de semana tem destas coisas e ainda bem. De seguida, já perto da uma, foi dedicar mais um pouco do meu tempo à minha adorada Mãe e acompanhá-la às compras de fim de semana frutas. Foi chegando a hora da concentração em Santos - Lisboa - e a Senhora minha Mãe parecia inventar coisas para fazer, eu bem que tentava manter a calma mas não dava para disfarçar, mas foi sol de pouca dura o que me permitiu despachar-me a tempo e horas de estar à hora combinada no ponto de encontro.
Eis que se deu o meu regresso à Festa do Avante, mais de 10 anos depois. Ainda me lembro da primeira vez que por lá andei numa de voluntário de martelo na mão a pregar umas tábuas de maneira a dar forma ao espaço, digo-vos que só pelo convívio vale muito a pena. O espaço mantem-se o mesmo à excepção da disposição dos pavilhões, o espírito e mar de gente continua inalterado a Festa é mesmo mais que mera política. Dos concertos, o incentivo que para além do convívio com um grupinho muito maneiro à Atalaia me levou, só tenho a dizer o melhor, a registar Kumpanhia Algazarra e Da Weasel - se bem que o concerto destes ultimos podia ser um pouco mais longo, mas o fogo de artíficio colmatou essa falha.
A noite não podia acabar com a perípécia digna desse nome, um gato em plena Praça da Portagem 25 de Abril, se acham que isso nada tem de fantabulástico esperem até que vos conte que saí do carro para ir tirar o pobre bicho, que estava para lá de assustado, do meio da estrada. Chegados à portagem lá explicámos o episódio à Portageira (sempre é mais bonito que a Senhora da Portagem, até porque esta foi simpática e mui profissional) que nos encaminhou para o posto da Brigada de Trânsito. Quando expliquei o que aconteceu ao Agente de Serviço, este respnde-me assim. "Você quer que eu fique com ISTO?!" enquanto lançava as mãos ao meu Sombrero onde delicadamente havia colocado o Gatito. Eu que até nem gosto muito de Gatos, tive pena de não o poder ter trazido para casa, infelizmente a minha adorada Mãe é alergica ao pêlo dos Bichanos. Agora vou recostar-me que amanhã, ou melhor daqui a pouco o almoço é lá na Atalaia e a tarde vai ser longa.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Quem Ri Por Ultimo...

Cá estou eu de novo, feliz e satisfeito da vida (diria mais alaegre com a vida) apesar das bolas do EuroMilhões continuarem a teimar não querer nada comigo (lá ficou a Santa Casa 6 euros mais rica) , apesar da chuva que cai lá fora, chuva que bem pode tentar deitar por terra os planos para o fim de semana, que não vai conseguir. Opss falei em planos... Adiante, já que Avante é capaz de estar de chuva.
Depois de muito pensar naquele que seria o tema do dia, as nletras e npalavras que dariam lugar ao ultimo post da semana e eis que no zapping do final do dia dou com o programa "Liga dos Ultimos"na RPT e a risada foi geral.
Para quem não conhece sugiro uma passagem pelo YouTube. Até lá deixo-vos um cheirinho daquilo que vão encontrar.


Ai Meu Deus isto de ser Português tem muito que se lhe diga então quando vêm com aqueles cães...

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Mau Humor

Se há coisa que me dá a volta ao estômago é o mau humor, sobretudo quando esse mau humor vai de encontro à falta de educação. Está certo que todos temos direito aos nossos dias menos bons, quem me dera poder ter a capacidade de poder fugir aos ditos, mas daí a descarregar o nosso infortúnio naqueles que connosco se cruzam no dia-a-dia vai uma longa distância.
Hoje fui ao supermercado perto do trabalho, numa de sair de Lisboa sem ter de fazer uma paragem antes de chegar a casa e arrependi-me redondamente. Tudo estava a correr bem, a senhora da charcutaria até tinha o mesmo nome da Senhora em quem a minha adorada mãe se inspirou para me dar o meu nome, mas cheguei à caixa e dei com uma daquelas pessoas que ao atender as pessoas nem um Boa tarde são capazes de dizer e se estivéssemos à espera que esboçasse um sorriso... Tive uma vontade daquelas de deixar as compras no tapete e ir-me embora, até porque não é a primeira vez que apanho a dita senhora na caixa e levo igual tratamento, ainda cheguei a pensar deve ser comigo (sim aquele síndrome de Kalimero tomou conta de mim) mas enquanto pegava no saco das compras tive tempo de analisar o tratamento prestado à cliente seguinte e foi precisamente igual. E como se não bastasse o mau humor tinha na boca o que parecia ser um caroço de pêssego.
Não sei o porquê do temperamento da Senhora da Caixa (chamemos-lhe assim já que não sei o nome dela) mas se  problema é não gostar do que faz, o que me parece ser a resposta á questão o melhor é deixar de se acomodar e procurar o que lhe satisfaça. O pior é o facto de "profissionais" como esta Senhora da Caixa afastarem os clientes do comercio de rua, em alguns casos com a desculpa de que o seu trabalho não é respeitado.

A todos aqueles que, certamente como a Senhora da Caixa, dizem/pensam que os Ingleses são um povo frio apenas vos digo You Get WhatYou Give. 

Aproveito para pedir desculpas à Senhora da Caixa por lhe chamar Senhora da Caixa, mas fiquei tão mal impressionado que nem me preocupei em tentar ver se tinha o nome na placa como tinha a senhora da Charcutaria que tem o mesmo nome da Senhora em quem a minha adorada mãe se inspirou para me dar o meu nome.

Google Chrome

Como o próprio nome indica o Chrome foi lançado, na passada Terça-Feira, pela Google e não mais é que um Browser, mas não é apenas mais um browser pois é de todo diferente daquilo a que estamos habituados (Internet Explorer, Mozilla, Opera, Safari...).

Ainda está em versão Beta, mas e pelo que já pude experimentar, desde Terça-Feira, é uma forma muito simples e rápida de usar um Browser, aconselho a instalação.

Para quem quiser saber mais sobre o programa antes do processo de instalação, basta ir à página das funcionalidades ou para aqueles que fazem a pergunta Porquê o Chrome, aqui fica a resposta.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Planos

Não há nada pior que vê-los sairem "furados". Como por exemplo planearem-se umas férias em família e durante a ultima semana de trabalho surge a notícia de que já não se pode ir de descanso para o Algarve, tudo porque um colega de trabalho do excelentíssimo esposo teve um acidente, por consequinte meteu baixa e o trabalho dele tem de ser assegurado. Como já não fosse uma situação suficientemente má, no ultimo dia de trabalho a "cria" da casa acorda com febre, uma febre que se prolonga por mais 4 dias e ao fim de mais uma ida ao Hospital acaba por ficar internado com o diagnóstico da Doença de Kawasaki... De forma resumida isto foi o que aconteceu à uns dos membros do Famões Crew - o Casal Ribeiro, papas do Bubas.
É por esta e por outras que nunca fui grande apologista do "fazer planos", e por isso mesmo transmito uma imagem de um ser despreocupado com a vida, acreditem que me preocupo mas não a longo prazo, creio que nem a médio prazo, sempre que procuro fugir a essa minha regra a coisa sai-me mal.
Regressando á saga dos meus Amigos, tenho a dizer que e felizmente a "cria" já está a recuperar, o diagnóstico acabou por não se confirmar. Resta-me desejar as melhoras do meu Amiguinho Ricardinho.

Carpe Diem

terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Hora do Lanche

Hoje é mais um daqueles dias em que me sinto vazio de inspiração o que contrasta com a vontade que tenho de o fazer. Poderia ter-me dedicado à escrita ontem à noite após a vitória do Sporting diante do Sporting de Braga, a partir daí poderia referir o primeiro golo de Hélder Postiga em jogos oficiais pelo Sporting mas certamente isso iria dar pano para mangas ao anti-clubismo que reina neste país. Contratação de Quaresma por parte do Inter de Milão também é um assunto a evitar pelos mesmos motivos.
Creio que vou falar de uma das minhas grandes paixões... desenhos animados. Isto porque hoje durante o lanche e depois de um zapping exaustivo a emissão ficou por conta da RTP2 e do Yakari (nova versão), sentamo-nos eu e a minha adorada mãe diante da televisão, era a Hora dedicada à pequenada. A minha mãe disse que parecia uma criança de tão atento que estava, nem falava. Mas acreditem que não era o único hipnotizado naquele momento, a minha mãe estava tão concentrada com o que se passava na caixinha magica que aproveitei para fazer das minhas, peguei no açucareiro e coloquei-o no local onde tinha a chávena de chá sem que desse por ela, claro que quando deu por ela - ao levar o açucareiro à boca - foi gargalhada geral. Voltando aos desenhos animados, desde pequeno que os "papava" todos, lembro-me bem de aos fins de semana acordar por volta das 8h da manhã e enquanto os meus pais dormiam lá estava eu a ver os desenhos animados. Hoje em dia tenho imensa pena que os desenhos animados tenham evoluído - para pior em muitos dos casos a meu ver - pois nada me dá mais saudades que: a Abelha Maia, o Sport Billy, o Dartacão, As Misteriosas Cidades de Ouro, o Tom Sawyer, o Heman, os Thundercats, o Capitão Planeta, as Fabulas da Floresta Verde... e muitos outros, entre os quais os Caça Fantasmas - que como já sabem me faziam sonhar ser um, pelo menos caminhava como um.
Gostei tanto desses desenhos animados que e se um dia vier a ter filhos gostava que pudessem vir a conhecer os desenhos animados que me fizeram sonhar e creio que ainda fazem, pois creio que é graças a eles que só esse Ser mais ou menos Optimista que acredita que pode esperar dos demais aquilo que dele podem esperar - Lealdade, Companheirismo, Sinceridade e uma Mão Amiga.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Adeus Agosto

Aos poucos foi dando mostras de que o seu fim está para chegar, os dias começaram por ficar mais curtos, contudo e apesar de estarmos a duas semanas do Equinócio há quem considere que o Verão acabou. Por todo o país, sobretudo no Algarve, este foi o fim de semana em que se multiplicaram as festas de despedida do período dedicado ao Sol, Calor... das férias.
Um dessas festas teve lugar Sábado, ali para os lados da Aroeira - a Festa do inSANIty como alguém tratou de a apelidar não foi mais que um simples e belo churrasco. Devo confessar que valeu a pena a espera (de anos). Juntou-se um grupo de (des)conhecidos, entre os quais alguns elementos da Famões Crew) que e à medida que o tempo ia passando pareciam amigos de longa data, creio que a Sangria, as caipirinhas e "amêndoas amargas à la Sol" contribuíram em muito para esses laços de "Amizade". O mais engraçado da coisa foi como o espaço reservado ao churrasco rapidamente se transformou num mini-SPA, com piscina para os miúdos e sessões de massagem - sim leram bem massagens, a idade já começa a pesar para uns e outros. Mas e apesar das mazelas corporais ainda houve forças e sobretudo vontade para ir abanar o esqueleto, e que "abananços".
Fui um dos desafortunados que este Verão não teve direito a férias, mas pouco ou nada me ralo, pois nada substitui momentos como os que vivi este fim de semana (apesar das ausências) e noutros, coisa que posivelmente não viria a acontecer caso tivesse tido oportunidade de ir de férias, com os respectivos planos e diabo a sete que poderiam acabar por sair furados.
O Centro de Congressos do Estoril que nos aguarde.