terça-feira, 23 de novembro de 2010

Atraso Blindado

Portugal é a partir da madrugada de ontem, Segunda-Feira dia 22, um País mais protegido e seguro. Pois as duas, das seis viaturas blindadas, que haviam sido encomendadas propositadamente para a Cimeira da Nato (de 19 a 20 de Novembro), chegaram finalmente a Lisboa esta madrugada. Com um ligeiro atraso é um facto mas chegaram. E isso é um belo motivo para suspirarmos de alívio porque as viaturas andaram ao "Deus dara". Isso mesmo perdidas, é que nem PSP ou o Governo sabiam do seu paradeiro, tal como 90% do material encomendado tendo a Cimeira como "desculpa" e que até à data não foi recebido. Não bastasse a gravidade desta situação, ainda fomos obrigados a levar com a agilidade, habitual de um membro deste Governo, do jogo do empurra, desta feita por parte Rui Pereira Ministro da Administração Interna, que descartou as responsabilidades à PSP.
Tendo a Cimeira terminado há dois dias que utilidade terão essas viaturas, num país onde não se passa nada de nada que justifique tal investimento. É que nem a própria Cimeira, que serviu de motivo para que as viaturas fossem adquiridas, de tão pacífica que foi teve um episódio que justificasse a utilização de meios mais drásticos. Algo que não me surpreende, é que e bem analisadas as coisas o Governo já se estava a preparar para a Cimeira e há muito. Trataram de "abrir o buraco da crise" ao ponto de serem forçados a meter em práctica as chamadas medidas de austeridade e assim de forma subtil afastar todos aqueles que fossem ou pelo menos pensassem ir a Portugal com o intuito de destabilizar. Algo que não é de censurar. Quem é que no seu perfeito juízo vai para um país em que o IVA em alguns produtos vai ser de 23%?
Mas se os blindados eram para a Cimeira acho que se deve mesmo é repetir a mesma. Até porque como o Obama disse a coisa foi pouco excitante (os lambe-botas estavam todos de acordo), mas que desta haja "acção" para se ver as viaturas em acção. Ah e já agora para tornar as águas do Tejo igualmente seguras, encomendem também Submarinos podem ser 3, um para cada margem do Tejo e enfiem o outro no Oceanário. Mas que chegem a tempo e que saibam onde andam os ditos. Nos entretantos que esta situação possa originar o Senhor Madaíl que acrescente este belo trunfo para que se consiga a organização conjunta do Mundial de 2018.


Para a próxima usem a Besta...

Sem comentários: