terça-feira, 21 de outubro de 2008

Vamos Ensinar?

Mais uma cá da Terra... Esta vem da educação. Tenho um amigo que está no desemprego há algum tempo e a semana passada recebeu um proposta de trabalho, que eu vejo como um convite para trabalhar, no mínimo insólito - dar aulas de inglês a alunos da Primária, perdão Senhora Ministra do Primeiro Ciclo Ensino Básico. Até aqui está tudo muito bem, mas se vos disser que esse meu amigo nunca estudou para ser professor nem tem qualquer experiência com crianças apesar de, e como diz gostar de crianças, a coisa muda de figura, não? A situação toma contornos mais estranhos quando as tentativas de explicação de toda essa situação por parte do meu amigo pareciam ser em vão face à insistência persuasiva da pessoa que lhe ligou a oferecer o trabalho, que referiu ser suficiente o curso de Sociologia; o inglês até ao 12ª e o gostar de crianças. Lá se tentou mostrar à tal pessoa que não havia experiência... Mas "são criancinhas", chegou-se ao ponto de pedir em jeito de quem pede um favor.
Face a esta situação pergunto quantos professores estão no desemprego em Portugal? A quantos desses não fazia falta esse trabalho, quanto mais não fosse por questões curriculares? E como este caso quantos mais não haverão por essas escolas fora? Casos em que a "cunha" prevalece.
Pelo meu fraco conhecimento na matéria, e desde já peço que me corrijam se estiver errado, estas situações de falta de professores obrigam as escolas "lesadas" a abrir um concurso público com verbas para o mesmo, o que a meu ver não iria acontecer caso o meu Amigo tivesse aceite a oferta, que lhe foi feita depois de uma amiga que trabalha na dita escola ter indicado o nome dele, pois sabia que ele estava desempregado. Assim e na minha bizarra visão de análise depois de escolhido o "professor" eram arrecadados uns euros que deveriam ser canalizados para o Concurso Público e lá tinhamos nós mais um Saco Azul.


Feliz Aniversário

Com Muita Tranquilidade dou os Parabéns ao Paulo Bento pelos 3 anos de comando tecnico no Sporting.
 

1 comentário:

Carla disse...

Olha fico-me pelos parabéns ao Paulo Bento desejando que ele este ano consiga ser campeão pelo Sporting...quanto ao resto nem sequer vou falar...

bjs