sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O Uso do Desuso

Cá estou eu depois de mais uma ausência, por vezes o tempo, disposição e ou vontade não dão para estas coisas. Neste meu "regresso" vou aproveitar um comentário feito a um dos meus posts, que desde já agradeço tal como agredeço todos, para dar título ao post, como acima podem ver, como também para dar o meu ponto de vista sobre o assunto.

Relembro que no post foi referenciada a queda em desuso do mítico mIRC levada a cabo pelo MSN e seus pares. Após reler o dito cometário perguntei a mim mesmi se o desuso não é uma coisa usal nos dias que correm. Ainda me recordo dos tempos em que um fio com uma lata em cada extremidade davam para um certo nível de comunicação, que entretanto caiu em desuso com os walkie talkies em que as mensagens eram enviadas em código morse, agora estamos na era da mobilidade e com ela temos os telemóveis e os SMS's, os MMS's e as video Chamadas e com tudo isto os walkie talkies já eram. Em desuso estão também muita das brincadeiras que que outrora, nos meus tempos de criança - não levem a expressão tão à letra que em mim ainda vive essa criança - enchiam as ruas de alegria e vivacidade, que é feito dessas brincadeiras - a sirumba, a apanhada, as escondidas, o elástico, a macaca, etc... Creio que o desuso é, uma vez mais a resposta a esta questão. E será igualmente a resposta a dar pelo facto dos e-mails terem tomado lugar às cartas; pelo encosto que o DVD deu ao VHS (depois deste ter arrumado o velhinho BETA). É o desuso, ou melhor a evolução, que muda hábitos antigos, e nós por gosto ou por mera influência acabamos por fortalecer essa implementação chamada desuso. Há quem consiga ir lutano contra isso, no meu caso - e talvez por este gosto que tenho pelo escrita - ainda vou escrevendo cartas, confesso que já fui mais de o fazer mas de vez enquando lá o vou fazendo, pode ser que um dia destes vos venha a surpreender.

E voltando ao desuso, numa de remate final e porque quase tudo na vida tem o seu momento musical...




2 comentários:

shakti disse...

Evoluções...

Lembras-te das series de efeitos especiais dos anos oitenta ...vibrávamos com aqueles efeitos ...espectaculares...agora olhamos para eles e dizemos ...como é possível estes efeitos terem tido sucesso...

Evolução meu caro...

lol

bj grande sem grandes evoluções (sim porque aqui em casa os miúdos ainda brincam com os velhinhos Walkie talkies ..."

Mata-Hari disse...

Em primeiro lugar, obrigada pela música. É uma das minhas favoritas e faz parte da minha playlist dos 80's. Foi bom rever este video-clip. Em relação ao desuso, não acho que seja o termo correcto. É mesmo uma questão de evolução. Tudo tem o seu tempo e o seu espaço, lutar contra isso é apenas nos limitarmos a nós próprios. É bom recordar mas não devemos ser saudosistas, o futuro reserva sempre coisas fantásticas.
Beijo